top of page

Espuma é sinal de limpeza e saúde?

Sabe aquela espuma em abundância que alguns sabonetes faciais de origem convencional fazem? Isso acontece devido a presença de sulfatos, que são componentes químicos que trazem por muitas vezes efeito rebote (mecanismo de defesa natural da pele), sensibilidade e uma pele ressecada. Limpando sua pele de maneira agressiva e poluindo o meio ambiente, quando descartados nos ralos, o sultafo é responsável pela contaminação de rios e oceanos, causando danos aos animais marinhos.



Mas afinal o que é exatamente um Sulfato?


Nada mais é que um agente de limpeza conhecido por surfactante. Os tensoativos além da espuma, são responsáveis pela retirada de impurezas da pele, couro cabeludo e fios de cabelos.


Atualmente em virtude do baixo custo e facilidade no manuseio da criação de novos produtos a indústria utiliza em larga escala estes agentes, conhecidos popularmente por Lauril Éter Sulfato de Sódio e Lauril Sulfato de Sódio. Na saúde, estes agentes de limpeza podem desencadear uma reação alérgica nos olhos e pele, causando dermatite, além de retirar oleosidade natural do couro cabeludo e pele. Os Surfactantes, quando utilizados em uma faixa de concentração maior que o recomendado, a probabilidade é bem maior de ocorrer estas reações alérgicas. Há grandes rumores que estas substâncias são potencialmente cancerígenas, porém vale ressaltar que ainda não existem evidências cientificas comprovadas.


Conforme Environment International, uma publicação científica que cobre as ciências ambientais e saúde, o Lauril Sulfato de Sódio pode modificar a função das proteínas e passar por membranas enzimáticas, causando efeitos tóxicos em animais e humanos.



Impacto no meio ambiente


O Meio Ambiente, sim, sofre muito com os surfactantes devido sua extensa aplicação diária, causando sérios problemas de poluição. Essas substâncias acabam sendo despejadas no esgoto e com seu potencial tóxico podem causar sérios problemas ambientais, poluindo oceanos, rios e lagos. O estrago ao meio ambiente pode ser tão grande com esses tensoativos que podem, inclusive, diminuir o oxigênio e penetração de luz para os animais aquáticos.


Sabendo de todos os malefícios dessas substâncias você não quer ao menos repensar seus hábitos? Pode começar olhando os rótulos dos produtos que você usa diariamente. Sua saúde e o meio ambiente agradecem!



Espuma não é sinal de limpeza e muito menos de saúde!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page