top of page

Conheça a biomimética: a tecnologia que imita a vida!

Atualizado: 15 de mai. de 2021

A Biomimética (ou Biomimetismo) é uma tecnologia para obtenção de soluções através da natureza, com funcionalidade e estética a fim de enfrentar os desafios de maneira sustentável. Algo que é Biomimético a pele significa que mimetiza, imita a pele, (Bio – vem de vida e Mética – vem de mimetizar, imitar). Então, para ser considerado cosmético biomimético é necessário que contenha em sua composição ingredientes biologicamente idênticos aos componentes da pele ou perfeitamente compatíveis com ela.



É uma grande tendência no mercado da beleza para viabilizar tratamentos cosméticos que permitam reparação através da restauração natural. Um produto biomimético, é aquele que apresenta em sua composição ingredientes biologicamente idênticos aos componentes da pele ou perfeitamente compatíveis com ela. Sabe-se que com o passar dos anos, a produção natural das substâncias como Ácido Hialurônico, Esqualano e Colágeno pelo nosso corpo é comprometida e sua reposição se faz necessária para que possamos continuar com uma pele mais hidratada, elástica e firme, contribuindo assim, para uma regeneração cutânea.


Estudos mostram que a utilização de fórmulas biomiméticas, como em cremes faciais, por exemplo, minimiza a irritação e a formulação fica mais sofisticada. Assim, aumenta efetivamente a hidratação da pele, mesmo após 6 horas. Isso porque, quando as células deixam de exercer sua função adequadamente, os ativos biomiméticos entram em cena para atuar em receptores específicos e simularem ações do organismo. Outro estudo, com lipídeos como Esqualano, TCM e outros, mostrou que apresentam efeitos biológicos na epiderme. Essa mistura penetra lentamente na epiderme fazendo a reconstrução da barreira cutânea e melhorando a função da barreira de forma muito biomimética.


Não é novidade que o envelhecimento é um fenômeno natural e progressivo da vida. E graças ao avanço da ciência, o olhar sobre este processo de envelhecimento mudou e baseando-se em evidências cientificas, estratégias estão sendo utilizadas para que possamos envelhecer com mais qualidade e aceitação do nosso envelhecimento natural.


A Weeco trouxe ao mercado recentemente o seu Pro-Aging Biomimético, que mimetiza as funções fisiológicas da pele. Sua composição conta com ativos biomiméticos, como: Ácido Hialurônico de tecnologia oligomérica (baixíssimo peso molecular), natural e vegano, capaz de permear 18 vezes mais em relação ao Ácido Hialurônico normal.



Apresenta altíssima capacidade de penetração cutânea e alcance dérmico, fazendo o papel do ácido hialurônico do organismo que vai decaindo com a idade.


Sua fórmula também é composta de Esqualano de origem sustentável, originado da cana de açúcar que atua em sinergia com um blend de vegetais e óleos essenciais, proporcionando sustentação, firmeza, hidratação e eliminando a flacidez e rugas. Por fim, melhora a integridade da função barreira e promovendo maciez e suavidade para sua pele.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page